A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. A expressão “Barroco” significa absurdo ou grotesco e foi assim chamado pelos críticos afim de ridicularizar a arte que abdicava das regras do estilo clássico. Na América Latina o Barroco ganhou força por meio dos artistas que viajavam para a Europa.
Após a reforma Protestante e a Contrarreforma ocorrida no século XVI, a Igreja Católica perdeu força e apoio na busca pela retomada das ideias teocêntricas. O Barroco surge em meio a crises políticas e religiosas. A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos.
Na obra, Filósofo em Meditação, existe um contraste entre claro-escuro muito presente nas pinturas barrocas. O claro, representado pela luz que ilumina o filosofo, retrata a valorização do racionalismo, e o escuro, representado pela escuridão remete a ausência de ideia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSempre há uma ridicularização de movimentos novos pelos que os precedem ou discordam, como houve muito fortemente com o Modernismo no Brasil. Tudo que é novo incomoda um pouco a sociedade.
ResponderExcluirOdara-