segunda-feira, 31 de outubro de 2016



  • BARROCO Pode ser chato ou legal Barroco é paradoxal Marca central é a antítese Tem-se prazer ou martírio Mulher é anjo ou demônio E leva o homem ao delírio Exageros e trocadilhos São as marcas do cultismo Organização das idéias É o jogo do conceptismo Mostra o conflito do homem Ante a fé e o pecado Sacanagem é proibida E nada está liberado Refrão Poesia sacra ligada Ao pecado e à salvação Arrependimento presente É o homem pedindo perdão Satírica mete o pau, No clero e na sociedade Políticos e bajuladores Têm que enfrentar a verdade Gregório de Matos é exemplo Do barroquismo eterno Descia a lenha em todos Chamado Boca do Inferno Refrão Se Gregório é depravado Padre Vieira é abençoado Defende judeus da perseguição E índios da escravidão Em uma estrutura clássica Apresenta seu sermão O da Sexagésima questiona O efeito da pregação E no contraste de idéias Barroco foi se firmando Como a arte do conflito Com a Igreja dominando

7 comentários:

  1. Logo no início do texto é apresentado um característica marcante do barroco, o paradoxo. Ele por sua vez quer dizer contraste de ideias, conceitos opostos. Isso era muito presente nas obras barrocas, onde por exemplo, em muitas delas, ocorria o contraste do claro e do escuro.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma boa música que resume o período barroco. Percebemos quase todas as características do período assim como alguns artistas barrocos. Também é muito interessante ver que o período ainda influencia artistas até hoje, que levou á composição dessa canção.

    ResponderExcluir
  3. A música cita um autor importante do período (Gregório de Matos) que escreveu diversas obras com características presentes na letra, como a antítese, os conflitos entre ideias opostas e o cultismo, fazendo com que se destacasse como um dos principais autores da literatura barroca.

    ResponderExcluir
  4. A música fala de modo direto quase tudo sobre o Barroco, e é legal ver obras de hoje se baseando em acontecimentos passados. (Melissa)

    ResponderExcluir
  5. A música barroca apresenta muitas características desse tempo. Contraste de ideias: fe e pecado, anjo e demônio, prazer ou martírio... (ideias presentes nessa música).

    ResponderExcluir
  6. Legal, uma música que resume todo o movimento, usa o paradoxo, e explora as características barrocas para falar do tal!!

    ResponderExcluir
  7. Interessante o modo com que o autor, descreve comummente todas as características do movimento sem fazer perder a licença musical.

    ResponderExcluir