- Luzes, tinta, ação!
Caravaggio era conhecido por pintar bastante rápido e diretamente sobre a tela, sem nunca fazer desenhos e esboços (não há conhecimento de desenhos atribuídos a ele). Artista inquieto e de personalidade ansiosa, sempre entregava suas encomendas dentro do prazo, provavelmente sedento por terminá-los e começar novos trabalhos. - Realismo ao pé da letra
Na tela "A Morte da Virgem" comenta-se que o pintor teria usado como modelo o corpo de uma prostituta encontrada morta no rio Tibre, cujo ventre estava inchado. Já em "A Ressurreição de Lázaro", os modelos teriam sido obrigados pelo próprio artista, que os ameaçava com um punhal, a posar carregando um cadáver de verdade. - Seguidores
Artistas notáveis como Rembrandt, Vermeer, Rubens e até Cézanne foram influenciados pela maneira como Caravaggio retratava a luz e, por oposição, as sombras. Já um dos trabalhos do artista brasileiro Vik Muniz, conhecido por fazer reproduções de quadros famosos usando materiais inusitados, é uma cópia de "A Deposição de Cristo", feita com calda de chocolate. Fragonard e Rubens também reproduziram a obra. - Dor-de-cotovelo
Alguns críticos consideram o uso freqüente do "claro-escuro" uma incapacidade de Caravaggio de pintar fundos muito detalhados. Outros o acusam de não ser um bom desenhista, pois geralmente pintava com um modelo vivo presente, a fim de reproduzi-lo da maneira mais fiel possível. Segundo esses censores, um artista completo seria aquele que, com perfeição, consegue reproduzir pessoas, objetos, animais e cenários baseando-se apenas na memória.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Aqui separei algumas curiosidades sobre o artista Caravaggio e antes das curiosidades adicionei uma pintura a qual gostei muito:
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a famosa Dor-de-cotovelo barroca, sempre foi um motivo de critica, porem a genialidade de Caravaggio pode ser notada nos temas recorrentes das cenas e na propia perfeição com que o próprio projeta sobre a obra todos os seus desejos
ResponderExcluirCaravaggio ao invés de pintar cenas da Bíblia usando belas figuras delicadas, celestiais, não se importava em usar o feio e a deformidade. Sua pintura foi revolucionária para a época, fazendo oposição consciente ao Renascimento.
ResponderExcluirLuiza Loss
Bons pontos captam boa parte do período Barroco em relação a suas características
ResponderExcluirEssa característica do claro e escuro é sempre usada em muitas obras barrocas como destaque.
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