terça-feira, 15 de novembro de 2016
Barroco dentro da filosofia:
pode-se dizer que a Filosofia em geral, tem características muito barrocas: as dúvidas, os questionamentos, as incertezas e principalmente o conflito, as quais são a base do aparecimento de uma nova corrente filosófica. Todo filósofo bebe um pouco da água da grande fonte preta e branca do Barroco.
No quadro, pode-se observar o contraste claro-escuro, típico da pintura barroca. No caso, a luz ilumina o filósofo, aludindo à valorização do racionalismo, que contrasta com a escuridão: a ausência de idéia - o abismo da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal o post! De fato os filósofos, ainda que não sejam do período barroco, carregam características barrocas, pois sempre apresentam dúvidas e conflitos. (Melissa)
ResponderExcluirO período Barroco refletiu muito os contrastes, tanto nas obras literárias quanto nas pinturas e esculturas, por exemplo. Nas pinturas é possível observar grande contraste entre as cores, evidenciando mais claras com mais escuras. Na imagem utilizada como exemplo pode-se perceber isso. A luz que entra pela janela reflete uma cor clara, enquanto outras partes do ambiente não iluminadas reflete uma cor escura.
ResponderExcluirO período do barroco é marcado por questionamentos e "oposições", que ficam evidentes em suas obras e no seu estilo, como dito no post.
ResponderExcluirRealmente podemos perceber os os questionamentos nas obras, nas pinturas, esculturas, etc.
ResponderExcluirMuito bom esta comparação feita entre a filosofia e as obras. E mostra de maneira interessante as características Barrocas.
ResponderExcluirEssa imagem usada reflete bem as características do barroco filosófico, como por exemplo a luz refletindo na parte em destaque.
ResponderExcluirMuito legal o post, gostei muito da imagem, que claramente tem características barrocas, a maneira na qual a luz incide demonstra muito isso.
ResponderExcluir